MigraTI - Soluções em banco de dados

segunda-feira, 18 de julho de 2011

GUOB Tech Day

É com grande prazer que pude participar do evento.

Achei fantásticas as palestras, principalmente de Arup Nanda e Graham Wood.
Infelizmente não pude participar de todas as palestras que gostaria, pois queria ter ido nas palestras sobre rac do Kai yu, mesmo assim me surpreendi com palestras que pensava não ser de meu interesse, e mesmo assim gostei.

Sobre o evento acho que foi muito bem organizado e espero que tenhamos mais algumas palestras organizadas pelo GUOB, talvez mais perto de Blumenau :).

Vamos falar um pouco sobre as palestras.

A primeira foi do Pablo Ciccarello, com a palestra "OTN Latin America", ele falou basicamente sobre o site da OTN, e sinceramente achei fantástica toda a cobertura que ele falou do site, depois de sua palestra eu mesmo decidi me cadastrar na OTN.

A segunda e a terceira palestra foram de Graham Wood falou sobre "Oracle Exadata live" e sobre "Hidden Features".
Sobre estas palestras já temos algo a mais para ser comentadas.
Sobre Exadata, ele mostrou o funcionamento básico de um exadata e como é o comportamento desse sistema num caso de carga em um ambiente.
Também mostrou que há alternativas mais rápidas e viáveis para se efetuar uma carga de base, (Acho que os adoradores do EXPDP não curtiram muito isso)
Sobre os Hidden features deu uma aula sobre mudanças para a versão 11G sobre algumas features conhecidas do 9i ou do 10G.

A quarta Palestra foi com Arup Nanda, ele falou sobre "Exadata for Oracle DBAs", ou como ele mesmo definiu, "Como se tornar um DMA"
Nesta palestra achei fantástica a maneira como ele explicou um exadata, e como se tornar uma administrador dessa tecnologia, com uma didática simples, trouxe para o "português" os mistérios do exadata.

Após o almoço me decepcionei um pouco com a forma em que foi separada as salas das palestras, pois a palestra mais interessante ficou na sala ametista II e ficou impossível conseguir uma vaga nesta sala, acho que esta palestra pela importância que teve deveria ter ficado na maior sala e com mais cadeiras.
Com isso tive de assistir a palestra da Debra Lilley que falava sobre oracle fusion, achei muito interessante a tecnologia, mas acho que ela poderia ter feito uma palestra real e não em cima de um vídeo. Achei meio fraca essa palestra, mas como eu mesmo disse não conheço nada sobre tal assunto.

Na sexta palestra eu fui para ametista 3 ver a palestra de Kleuber Matta sobre "Simplifique Gerenciamento Bancos de Dados Oracle", achei uma palestra mais comercial do que técnica mesmo assim achei bem interessante o software da Quest "Foglight".

Na sétima palestra vimos "Certificação para profissionais Oracle, OCP, OCA, OCE, OCM" com Rodrigo Mufalani, vou ser bem sincero, meu motivo de ver esta palestra foi mais conhecer o Rodrigo do que no assunto, mesmo assim consegui tirar algumas duvidas sobre o premio ACE e até conheci um OCM que estava na palestra. Muito boa a didática do Rodrigo e como existia muito universitário na sala acho que foi de grande ajuda para muita gente.

Na palestra sobre "Oracle RAC Extended Cluster" com Marcus Vinicius, foi a palestra mais rapida que eu já vi, mas também não ficou um pingo de duvida sobre o assunto, e como eu não conhecia a tecnologia de cluster estendido achei fantástica a solução. Caríssima, porem fantástica.

Como a Palestra do Marcos foi rápida ainda consegui pegar uma boa parte da palestra do Kuassi Mensah sobre net services.
Nesta palestra ele mostrou muita coisa para manter a disponibilidade dos listeners nos rac's, também mostrou algumas configurações já conhecidas por mim para segurança, mas mesmo assim achei bem interessante, nada contra a palestra do Marcus, mas acho que eu teria ganhado mais se eu tivesse visto a palestras do Kuassi inteira.

E por ultimo, mas não tão importante a brilhante palestra do Arup Nanda sobre melhores praticas para DBA's
Não concordo com tudo que ele falou, mas mesmo assim ele passou muita dica que eu achei muito interessante, tanto para iniciante como para DBA experiente.


Logicamente não pude falar sobre todas as palestras, pois não há como, mas as que eu pude participar, eu comentei.

Nota geral do evento: 9


Link para o site da OTN que fez a cobertura do evento.

Precisando de Consultoria, monitoramento ou analise em Banco de dados? Clique aqui.

4 comentários:

  1. Legal, Parabéns a todos que se deslocaram de suas casas, para enriquecer mais seus conhecimentos profissionais!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lana,

    Primeiramente, muito obrigado em participação do GUOB TECH DAY 2011 e pelo seu trabalho no blog. muito bacana mesmo.

    As críticas colocadas no post foram muito boas, realmente serão pontos para ser revistos no próximo GUOB TECH DAY, sobre as salas, todas as salas deveriam ter a distribuição igual de participantes, mas, realmente algumas palestras levam muito mais participantes que outras, que iremos rever isso no próximo.

    Pena que não conseguimos conversar no evento, confesso que não tive muito tempo, mas seria um prazer conhecer os blogueiros que ajudam a nossa comunidade.

    E obrigado por toda colaboração de divulgação do GUOB, se encontramos no próximo. JURO que eu queria um na região SUL também. =D

    Abraços,
    Rodrigo Almeida

    ResponderExcluir
  3. Olá Lana !

    Infelizmente não fui ao GUOB, ainda estou engatinhando na carreira de DBA...

    Você sabe se foi gravado as palestras ? Será que vão divulgar os videos ?

    Sakamoto

    MyTraceLog - Registro de um DBA
    http://mytracelog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sakamoto desculpe a demora para responder.

    Não foram gravadas as palestras, mas se eu puder dar uma dica a você seria essa.

    efetue o cadastro no site do guob, e após lhe aceitarem no Grupo voc6e pode baixar as palestras em pdf.

    esta abaixo o link do guob que efetua o cadastro.
    http://www.guob.com.br/index.php?page=cadastro-usuario

    ResponderExcluir