MigraTI - Soluções em banco de dados

segunda-feira, 7 de março de 2011

Upgrade 11.2.0.2

É importante notar uma grande mudança na forma em que a Oracle passa a tratar os Upgrades de versões a partir da nova versão 11.2.0.2.

Para diminuir o Downtime do serviço ela passou a efetuar o upgrade com a base no ar.

Nesta nova versão você pode efetuar o upgrade com a sua base de produção rodando, parando apenas para efetuar o DBUA, ou melhor dizendo o upgrade na base. Conforme Note 1189783.1 Você poderá efetuar o upgrade deste patch de duas formas.

Out-of-place upgrade: Recomendado pela oracle. Você instalará o patch de uma nova localização para o ORACLE_HOME. Você apenas deverá certificar que há espaço disponível em seu ambiente para um novo ORACLE_HOME.
Após este processo você deverá conferir/modificar os arquivos de tnsnames, listener e oratab. (Conferir todas rotinas que possam influenciar no sistema para direcioná-las para o novo ORACLE_HOME).


In-place upgrade: Modo antigo de atualizar. Parar banco, efetuar backup do ORACLE_HOME, efetuar upgrade de maneira convencional. Oracle só recomenda esta atualização para ambientes que não tenham espaço em disco.
Requer backup de todas as instancias ligadas ao ORACLE_HOME a ser atualizado.


Com esta mudança na atualização ficou significativamente mais facil de efetuar o Upgrade do banco, tempo de parada menor, menos possibilidades de erros e maior facilidade de rollback.

Muito bom esta linha de raciocínio da Oracle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário